Como Tocar Guitarra – Aula Nº 1

Como tocar guitarra.

Sou o professor Marcos Ferreira, dono desse blog e quero compartilhar com você o que aprendi ao longo dos anos e através desse blog, canal do youtube, redes sociais, emails, cursos, etc.

Esse artigo é o primeiro da série de 5 artigos com vídeos para iniciantes nível ZERO.

 

 

Como Tocar Guitarra – Primeiro Passo

O primeiro passo para você iniciar no aprendizado da guitarra é fazer os exercícios recomendado no vídeo acima para o relaxamento das mãos.

Veja os exemplos abaixo:

exercícios para relaxar as mãos, alongamento
Alongamento
como tocar guitarra - alongamento
Alongamento

 

Esse tipo de alongamento é ótimo para relaxar as mãos.

Segundo Passo

É importante aprender logo de início os números para cada dedo da mão esquerda.

Veja o exemplo abaixo:

  1. Indicador
  2. Médio
  3. Anelar
  4. Mínimo

P = Polegar

Observe a figura abaixo:

 

números dos dedos da mão esquerda
Dedos Da Mão Esquerda

Número Das Casas

Os números das casas é algo bem fácil de entender.

Veja a figura abaixo:

como tocar guitara número das casas
Os Números Das Casas

Conhecendo Os Nomes Das Notas Musicais

As notas musicas são bem fáceis de decorar.

DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI

Conhecer as cifras também é extremamente importante que você aprenda logo no início dos seus estudos na guitarra.

Cifras:

  • C = Dó
  • D = Ré
  • E = Mi
  • F = Fá
  • G = Sol
  • A = Lá
  • B = Sí

Números E Nomes Das Cordas

Aprenda já os números e os nomes das cordas, pois isso vai facilitar o seu aprendizado na guitarra.

Observe a figura abaixo com os números e nomes de cada corda:

como tocar guitarra nomes das cordas e números
Números E Nomes Das Cordas

Afinando O Instrumento

Afinar o instrumento não é uma tarefa tão fácil para quem está apenas iniciando nos estudos da guitarra, mas você pode pedir para alguém fazer esse procedimento para você, desde que a pessoa saiba como afinar 🙂

Caso você queira tentar afinar sozinho, é importante que você utilize um afinador cromático que você pode estar baixando no baixaki.

Basta digitar ”afinador de violão e guitarra”

Dê uma conferida neste afinador.

Afinação Utilizando Um Afinador

Geralmente os afinadores indicam a cor ”verde” quando a corda está afinada; setas para cima quando a corda ainda não chegou na sua afinação e setas para baixo indicando que você terá que ”voltar” a corda para chegar na afinação correta.

Lembrando que isso não é regra, existem milhares de afinadores com indicações diferentes e você precisa entender o seu afinador para não ”afinar” de forma errada.

Os afinadores indicam as notas através da cifra.

Confira as cifras corretas das  6 cordas:

  1. E
  2. B
  3. G
  4. D
  5. A
  6. E

Se para cada corda o afinador estiver indicando todas as cifras acima com a cor correta da afinação exata, sua guitarra/violão está afinado(a).

Exercícios De Sincronização

Agora pegue o seu instrumento, pois agora vamos fazer soar as primeiras notas no instrumento através do exercício de 1,2,3 e 4.

Descanse a mão esquerda sobre o braço da guitarra fazendo com que cada dedo fique posicionado em uma casa.

Exemplo:

  • Dedo 1 na primeira casa;
  • Dedo 2 na segunda casa;
  • Dedo 3 na terceira casa;
  • Dedo 4 na quarta casa.

Observe a figura abaixo:

como-tocar-guitarra
Posicionamento Dos Dedos

 

Exercícios De Sincronização Na Prática

Agora vamos começar os exercícios de sincronização para o desenvolvimento das duas mãos.

Sincronizar a palhetada é fazer com que os movimentos da palheta aconteça no exato momento dos movimentos dos dedos da mão esquerda, sem atrasar ou adiantar.

Quando isso não acontece, algumas notas soarão abafadas ou irá acontecer de você esbarrar nas cordas soltas, pois o dedo da mão esquerda ainda não digitou a nota.

Mão Esquerda

Digite 4 notas por corda, começando pela 6ª corda (Mi Grave)

Alterne os movimentos da palheta: uma para cima e outra para baixo e assim sucessivamente.

Veja o exemplo na figura abaixo:

exercícios de sincronização
Exercício 1,2,3 e 4

Mão Direita

Para exercícios de sincronização de mão direita usa-se a alternância dos movimentos.

Exemplo:

Ataque a corda para baixo e aproveite o movimento de subida para atacar de baixo para cima.

Figura representativa:

palhetada alternada
Palhetada

O ”V” significa palhetada para cima…

Aumente A Velocidade Gradativamente

Com o tempo você vai aumentando a velocidade.

Mas tenha calma, só aumente a velocidade se você realmente estiver tocando nota por noda de forma clara, notas definidas.

Se as notas estiverem ”emboladas” você não está praticando da forma correta e isso não vai te fazer um grande guitarrista no futuro, sua técnica não ficará legal.

Veja essa aula grátis onde eu ensino como dobrar a sua velocidade na guitarra em tempo record.

Como Dobrar A Velocidade Na Guitarra

Insira O Seu Endereço De Email Abaixo Para Receber Gratuitamente A Aula + As Atualizações Do Blog!>

Super Recomendo

curso academia da guitarra
Academia Da Guitarra

Quer subir de nível de forma e ser um profissional em pouco tempo?

Então conheça a Academia Da Guitarra do Gil Vasconcelos.

Esse curso online é espetacular e você não pode ficar de fora dessa, mas aproveite agora, pois eu não sei até quando esse maravilhoso e completíssimo curso de guitarra ficará disponível para novas inscrições.

Então não perca tempo!

Inscreva-se IMEDIATAMENTE Clicando Aqui e não deixe passar essa oportunidade de se tornar um grande guitarrista sem precisar sair de casa.

Se você se inscrever no curso através desse link, depois de 30 dias eu vou te dar uma hora de consultoria via facebook ou whatsapp para tirar suas dúvidas em relação ao aprendizado da guitarra e ao acesso ao curso online do Gil Vasconcelos.

Para receber basta esperar os 30 dias e me mandar o número da transação para o email: marckos71@gmail.com que eu estarei agendando o seu horário, OK?

Clique Aqui para se cadastrar agora mesmo.

Resumo

Como tocar guitarra de forma simples, fácil e rápida?

Bom, se você quer realmente aprender como tocar guitarra e acompanhou todo esse artigo, então você tomou o caminho certo.

Me siga no blog e no meu canal do youtube que tenho muitas aulas gratuitas para você.

Esse artigo é apenas o primeiro de uma sequência de 5 artigo com 5 vídeos embedados para te ajudar no aprendizado.

Quer aprender como tocar guitarra de uma vez por todas? Então vem comigo 🙂