Aula De Guitarra Para Iniciantes – Aula Nº 2

Aula de guitarra para iniciantes

Bem vindo a nossa segunda aula de guitarra para iniciantes nível zero.

Nesse artigo você vai aprender sobre:

  • Campo harmônico
  • Montando os acordes do campo harmônico de C
  • Tom e Semitom
  • Sustenido (#) e Bemol (b)

(Em breve terá um vídeo com o conteúdo do artigo aqui)

 

Aula De Guitarra Para Iniciantes – Campo Harmônico.

o que é campo hamrmônico
Campo Harmônico de Dó Maior

O campo harmônico é o empilhamento das terças, ou seja, empilham-se as notas com intervalos de terça dentro de uma escala exemplo na escala de C:

C – D – E – F – G – A – B

C     +     E     +     G  = Acorde de C maior

D     +     F     +     A  = Acorde de D menor

Leia este artigo Campo Harmônico Descomplicado onde eu abordo esse assunto com mais detalhes.

Montando Os Acordes Do Campo Harmônico De C

como montar acordes
Acordes

Como já vimos anteriormente; para montar os acordes dentro de uma escala, seja ela qual for, basta empilhar as terças.

Lembrando que no caso iremos utilizar apenas as tríades (três notas com intervalos de terça), pois existem também as tétrades que são quatro notas com intervalos de terça.

Escala de C Maior:

C – D – E – F – G – A – B

Montando Os 7 Acordes (tríades) Do Campo Harmônico De C

C + E + F = C = Dó maior

D + F + G = Dm = Ré menor

E + G + A = Em = Mi menor

F + A + B = F = Fá maior

G + B + D = G = Sol maior

A + C + E = Am = Lá menor

B + D + F = Dim = Si diminuto

Tom E Semitom

O tom é um intervalo de 1 tom inteiro (intervalo de 2ª maior) exemplo:

Entre o C e o D temos 1 tom

Entre o F e G temos 1 tom

Entre o A e B temos 1 tom

Veja na figura abaixo no braço da guitarra um dos exemplos acima:

tom inteiro
Tom

O semitom é o intervalo de ½ tom (intervalo de 2ª menor).

Exemplo:

Entre o B e o C temos meio tom ou 1 semitom

Entre o E e o F temos 1 semitom

Veja o exemplo de 1 semitom na figura abaixo:

o que é um semitom
Semitom

Veja como é a estrutura da escala maior de C

Tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom.

  • Entre as notas Dó e Ré temos 1 tom
  • Entre as notas Ré e Mi temos 1 tom
  • Entre as notas Mi e Fá temos 1 semitom
  • Entre as notas Fá e Sol temos 1 tom
  • Entre as notas Sol e Lá temos 1 tom
  • Entre as notas Lá e Si temos 1 tom
  • Entre as notas Si e Dó temos 1 semitom

Semitons Diatônicos E Cromáticos Ascendentes.

O semitom é cromático quando o nome da nota não muda.

Exemplo:

Dó – Dó#

O semitom é diatônico quando muda o nome da nota.

Exemplo:

Dó – Réb

Sustenido (#) E Bemol (b)

Os sustenidos e os bemóis são os acidentes, ou seja, alteram as notas naturais em 1 semitom.

O sustenido aumenta em ½ tom a nota natural.

O bemol diminui em ½ tom a nota natural.

Veja que a escala de C é composta apenas por notas naturais:

Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Sí

Essa escala não possui acidentes (# ou b), por isso, ela é tão utilizada para o ensino da música para iniciantes.

As Aulas De Guitarra Para Iniciantes Segue Uma Sequência.

Bom, não sei se você está seguindo a nossa sequência de 5 aulas em vídeo e artigo, mas se você quiser seguir o passo a passo das aulas de guitarra para iniciantes, sugiro que você comece pela primeira aula Clicando Aqui.

 

Resumo

Tudo que você viu nessa aula de guitarra para iniciantes vai te ajudar pelo resto da sua vida como músico/guitarrista, pois compreender o que são tons, acidentes musicais (# e b), campo harmônico e entender como montar acordes é um dos pontos principais para você se tornar um grande guitarrista.

Na próxima aula (aula número 3) iremos aprender o que são intervalos.

Depois que você estiver dominando esse assunto você verá que não há necessidades de decorar nomes de acordes.

Se você se deparar com uma cifra que contém o acorde de C6 (9), mesmo que no primeiro momento você não sabe qual é esse acorde, se você conhecer os intervalos você vai conseguir montar.

No início da minha carreira eu sofria bastante tentando decorar todo tipo de acorde, até que me livrei desse sofrimento quando aprendi o que são os intervalos.

Te espero na próxima aula.

Super Recomendo

curso academia da guitarra
Academia Da Guitarra

Esse artigo/vídeo é apenas uma aula de guitarra para iniciantes, mas  se você quer realmente subir de nível e se tornar um guitarrista profissional eu recomendo fortemente que você conheça o curso Academia Da Guitarra do Gil Vasconcelos

Esse curso é uma verdadeira faculdade do ensino da guitarra, mas não perca tempo, pois eu não sei até quando o Gil Vasconcelos vai permitir a entrada de novos alunos.

Inscreva-se IMEDIATAMENTE Clicando Aqui e reserva já a sua vaga em um dos melhores cursos online de guitarra.